domingo, 23 de setembro de 2012

Funções- Álcoois

Chegamos a fase da química orgânica em que analisamos químicamente compostos que utilizamos no dia-dia.

Entramos agora em funções, e a primeira que falaremos é a função dos Álcoois que estão presentes em nosso cotidiano, não só se você for um alcoólatra, mas se você andar de carro, asssite a fórmula 1 ou gostar de desinfectar suas coisas.
o álcool  mais comum é:

   
feitos com base no mesmo composto cuja forma estrutural é 

Para nomenclaturar os álcoois não podemos esquecer das regras anteriores (nº de carbono, ligações, e o sufixo), nesse novo grupo funcional o que mudará é o sufixo que será 'OL' ao invés de 'O'.
na parte molecular desse composto podemos perceber que ele não é mais constituído SÓ de carbono e Hidrogênio, agora entrou uma HIDROXILA (OH) presentes também nas bases inorgânicas.

então a nomenclatura fica assim:

     ET-A-NOL  etanol       Esse é o nome segundo a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).







Nomenclatura dos radicais orgânicos

Radicais- são como as cadeias carbônicas, só que apresentam um ou mais elétrons livres.
ex:
 

Sua nomenclatura é como a dos hidrocarbonetos, só que o sufixo, ao envés de ser 'O' será 'IL' para indicar que o nome é do radical e não da cadeia principal.

é necessário em alguns casos a identificação de qual carbono está com a valência livre (qual é o ligante na cadeia carbônica), em radicais com menos de 2 carbonos não há necessidade pois o nome seria a mesma coisa, mas com 3 carbonos (Prop) há duas possibilidades:

H3C─CH2─CH2
      propil 


     isopropil 


com 4 carbonos (But)




Para radicais de cadeia fechada também se adiciona o CICLO.



Radicais insaturados são extremamente raros, porque caso haja alguma insaturação ela deve estar OBRIGATORIAMENTE na cadeia principal, mas se não for possível isso você acrescenta 'NIL'


CH2 = CH – CH2 –
propenil ou alil

CH3─CH2 = C –
iso-propenil(a)









OBS: na hora de escrever o nome completo do hidrocarboneto, coloca-se primeiro o nome dos radicais em ordem alfabética, depois o nome da cadeia principal:



 2,3-dimetilbutano